sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mundial da Juventude: Dupla Martin Lowy/Kim Vidal conquista ouro para o Brasil

O Brasil subiu no lugar mais alto do pódio no Mundial da Juventude de Vela da ISAF, na raia de Zadar, na Croácia. Martin Lowy e Kim Vidal venceram oito das 12 regatas do calendário e levaram o título da classe SL16.

Mesmo tendo que se retirar da primeira regata, a dupla terminou o evento com sete pontos de vantagem sobre os vice-campeões Nicolaj Christiansen e Daniel Christiansen, da Dinamarca.

"O campeonato foi especial para nossa dupla. Soubemos explorar a nossa velocidade nas condições favoráveis de Zadar. Estamos muito felizes", contou o proeiro baiano Kim Vidal, de 15 anos.

Destaque na Optimist e agora velejador de Laser, o paulista Martin Lowy tem o sonho que velejar no Rio de Janeiro nos Jogos de 2016. A dupla foi classificada pela ISAF como a grande favorita na categoria catamarã.

"Temos muito tempo até 2016 e nosso objetivo é treinar até lá. Ainda é muito cedo para falar, mas seria perfeito disputar a olimpíada no Brasil", revelou.

Outro destaque no Mundial na Croácia foi João Pedro Oliveira, que terminou na quarta colocação na Laser Radial.

A quinta de ouro

Em toda a história do Mundial da Juventude da ISAF, o Brasil soma 12 medalhas, incluindo o ouro de Martin Lowy e Kim Vidal na classe SL16. A primeira dourada veio com Robert Scheidt, na classe Laser, em 1991. De lá pra cá, o País soma cinco de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

Brasileiros na Croácia

A nova geração da vela brasileira é representada por doze velejadores em Zadar, na Croácia. Além dos campeões de SL16, o país tem ainda João Pedro Oliveira (Laser Radial), Maria Cristina Boabaid (Laser Radial), Ricardo Paranhos/Patrick Essle (420), Vivian Alencastro/Marcela Moura (420), Felipe Alencar (RS:X), Lélia Winckler (RS:X) e Rodrigo Fasolo/ Andrei Kneipp (29er). O Brasil sediou o Mundial em 2009, em Búzios. A próxima edição será em Dublin, na Irlanda.

FONTE: http://www.finalsports.com.br







Nenhum comentário: